Ansiedade — Como Lidar Com O Sofrimento Precoce e Aprender a Viver o Presente

Ansiedade — Como Lidar Com O Sofrimento Precoce e Aprender a Viver o Presente

Olá, meu amigo e minha amiga!

Responda com sinceridade: você sofre por antecipação, ou seja, só de imaginar um problema que está por vir ou algo que pode acontecer? Caso a resposta seja sim, provavelmente já deve ter percebido o quanto a ansiedade afeta a sua vida.

Ao permitir que a mente viaje para o futuro, você deixa de viver o presente e de ser o autor da sua própria história. Mas existe uma forma de frear isso e desacelerar os pensamentos. Entenda mais!

O que é a ansiedade e por que ela ocorre?

A ansiedade é um sentimento cujo principal sintoma é o sofrimento precoce. Antes de algo acontecer, a pessoa já imagina que a situação pode não dar certo e, por isso, se frustra ou se entristece.

Nos dias de hoje, boa parte das pessoas é ansiosa, principalmente por causa do excesso de informações. Para se ter uma ideia, uma criança de sete anos é mais informada do que um Imperador de Roma era.

Esse acúmulo de dados, somado ao excesso de atividades, faz com que populações do mundo todo desenvolvam a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) — o novo mal do século.

Todos estão sujeitos a ter ansiedade, até mesmo os melhores profissionais do mercado. Muitas pessoas são ótimas para as empresas, mas estão sendo carrascas consigo mesmas e não estão aproveitando o próprio presente.


Como controlar a ansiedade e viver o presente?

Existem algumas atitudes que você pode tomar para lidar com a ansiedade e viver melhor o momento presente.

Uma delas é praticar exercícios físicos, pois eles ajudam a liberar endorfina, o famoso neurotransmissor que aumenta a sensação de prazer. Consequentemente, você consegue aliviar as tensões do dia a dia.

Para desacelerar, também é importante adotar algumas ferramentas de relaxamento, como o Stop Introspectivo. Assim, a sua mente ficará mais focada, concentrada e consciente para enfrentar a rotina.

O ideal é evitar o uso do aparelho, pelo menos, duas horas antes de dormir para estabilizar o sono. Aproveite o momento para se conectar com quem está ao seu lado.

Além disso, fazer a gestão da emoção é essencial para afastar a ansiedade e ajudar você a ser líder de você mesmo, aprendendo a lidar com os sentimento confusos.

Leia mais sobre como ter mais controle emocional e viva um um dia de cada vez!