Apatia — O Que É e Como Contornar Essa Situação

Apatia — O Que É e Como Contornar Essa Situação

Olá, meu querido amigo e minha querida amiga.

Vocês já se sentiram sem qualquer emoção, ou seja, sem empolgação, alegria e, até mesmo, com tristeza? Em alguns momentos da vida, é normal que a apatia apareça. Porém, é importante tomar cuidado, pois o excesso dessa sensação pode indicar algo mais grave.

Viver sem se deixar contagiar pelos acontecimentos é como ser um simples espectador da vida. E você não deseja isso, certo? Então, veja neste artigo o que é a apatia, por que ela aparece e como superá-la. Seja o escritor do seu destino!


O que é apatia e por que ela aparece?

A apatia é um estado de insensibilidade, indiferença e desinteresse.

Quando as pessoas estão apáticas, elas não se comovem com situações tristes, assim como não se alegram com eventos felizes. Em alguns casos, elas só desejam encontrar válvulas de escape para fugir disso.

Por conta do cansaço do dia a dia, é comum ter essa sensação de vez em quando. Lembre-se, por exemplo, de alguma ocasião em que chegou em casa e que só queria dormir, pois estava sem energia e motivação para tudo.

No entanto, a apatia não é causada apenas pelo cansaço. Ela pode surgir também por conta de:

  • problemas de saúde — anemia, tireóide desregulada, sistema imunológico fraco, lesões cerebrais, etc;

  • falta de sono;

  • sedentarismo;

  • ansiedade;

  • transtorno bipolar;

  • depressão;

  • e muitos outros motivos.


Quando essa sensação é constante — e faz com que você acorde todos os dias sem vontade até de fazer o que gosta —, temos um alerta vermelho. Nesses casos, existem algumas soluções que você pode adotar. Veja só!


Como superar o estado apático?

O primeiro passo para superar o estado apático é identificar a causa para isso estar ocorrendo. Caso seja alguma questão envolvendo a saúde, incluindo a da mente por exemplo, ela deverá ser resolvida com a ajuda do profissional da saúde certo.

Para quem ainda não adota hábitos saudáveis, é importante mudar isso. Tanto a alimentação quanto os exercícios físicos ajudam o organismo a produzir mais neurotransmissores associados com o bem-estar. Ou seja, quem se cuida tem mais chances de se sentir bem e não apático, sem contar os outros benefícios de ter uma rotina saudável.

A gestão da emoção também pode ser a sua aliada para enfrentar a apatia. Por meio de algumas ferramentas, ela permite libertar a mente do que a está aprisionando. Por exemplo: a técnica DCD (Duvidar, Criticar e Determinar) ajuda a identificar por que os momentos de insegurança acontecem.

Lembre-se de que a chave para viver com plenitude e escrever as mais belas histórias é ter uma mente sadia. Sabia que até os momentos tristes podem ser superados com a gestão da emoção? Veja o que fazer para sair da tristeza profunda!