Aprenda a pensar antes de reagir

Aprenda a pensar antes de reagir

Ninguém pode ser um grande estrategista, capaz de elaborar projetos que se sustentem a médio e longo prazo, se reagir por instinto, impulsivamente, se viver aprisionado pelas armadilhas mentais.

Pessoas que reagem assim não estão preparadas para dirigir uma empresa ou uma instituição, quanto mais a própria vida. Porém, é possível se reinventar se aprenderem a gerir sua emoção.

Deveríamos treinar diariamente a habilidade de pensar nas consequências de nossos comportamentos. Aprender a recolher as armas durante os focos de tensão e frustração, a não ser escravo da ditadura da resposta imediata e, acima de tudo, a se dar o direito de pensar antes de reagir é vital para desatar cárceres psíquicos, construir respostas brilhantes e edificar relações saudáveis.

Grande parte dos seres humanos tropeça nessa empreitada, incluindo intelectuais e líderes mundiais. Por, equivocadamente, acreditar que a lentidão em responder não faz parte das características esperadas de um grande líder, muitos não pensam antes de reagir e cometem erros crassos. Pegos de surpresa, às vezes falam até o oposto daquilo em que acreditam.

Você não é obrigado a responder rapidamente a filhos, parceiro, amigos, colegas de trabalho. É melhor se passar por lento do que falar bobagens ou tomar atitudes impensadas.

Ser instintivo depende da carga genética, não demanda transpiração nem treinamento; já controlar o instinto animal, superar a ditadura da resposta, se interiorizar e pensar antes de reagir são funções complexas, não cognitivas, que devem ser treinadas com frequência ao longo da vida.

Se feita com disciplina, essa técnica constrói uma plataforma de janelas saudáveis que promovem a inteligência socioemocional.

Sob o ângulo da gestão da emoção, forte não é quem mostra força física, e sim força intelectual; não é quem grita, mas quem expõe suas ideias de forma branda; não é quem pressiona para subjugar os outros, mas quem usa o diálogo para influenciar pessoas e lhes dá o direito de criticar.

A força produz bajuladores, a inteligência produz amigos; o poder cultiva servos, porém só o diálogo produz mentes livres. O que você tem cultivado?

Convido você a se inscrever gratuitamente na série 2019 – O Melhor Ano da Sua História, que estreia dia 03 de janeiro.

Nesse documentário totalmente online e gratuito o Dr. Augusto Cury ensinará técnicas importantíssimas de Gestão da Emoção.

Clique aqui, cadastre-se agora mesmo e garanta sua vaga!