Autoestima Baixa — Como Trabalhar Sua Capacidade de Se Enxergar

Autoestima Baixa — Como Trabalhar Sua Capacidade de Se Enxergar

Olá, meu querido amigo e minha querida amiga.

Quem tem autoestima baixa é um carrasco de si mesmo, independentemente da opinião dos outros. Os seus amigos podem até elogiar, mas, ainda assim, você não consegue enxergar o valor do seu trabalho ou das suas conquistas.

Isso é grave! Não ter um caso de amor com a sua própria história pode fazer com que você se desanime, se compare com os outros e seja vítima das circunstâncias. Por esses motivos, é importante aprender a se enxergar e se aceitar. Mas não se preocupe, isso é possível!

Entenda mais sobre o assunto!


Por que as pessoas têm autoestima baixa?

As pessoas com autoestima baixa possuem a síndrome hiper, que é caracterizada por uma série de comportamentos negativos. São eles:


  • preocupação excessiva com o que os outros irão pensar;

  • hipersensibilidade aos acontecimentos;

  • mente agitada.


Esse conjunto de comportamentos e sentimentos surge porque a pessoa não tem proteção emocional, o que faz com que ela se deixe levar pelos momentos. Receber uma crítica, por exemplo, pode ser um grande problema para quem não sabe gerenciar as emoções.


A pessoa criticada pode associar a opinião recebida a algum erro do passado. Consequentemente, a culpa aumentará e poderá se tornar até escravizante.


Imagine alguém que tenha decidido aprender a cozinhar novos pratos. Porém, ao ouvir que a comida não está agradável, quem tem autoestima baixa pode pensar que nunca fará algo saboroso, pois as tentativas anteriores também não deram certo.


Mas como resolver isso e se enxergar? Lembre-se de que o seu passado não condiciona o seu futuro


A autoestima baixa está muito ligada com o sentimento de culpa e o apego aos erros e situações constrangedoras do passado.


Porém, é necessário se lembrar que o que foi vivido não necessariamente se repetirá. Os erros do passado não podem condicionar o seu futuro, nem causar insegurança em você. Em vez de se punir por algo que não voltará mais, dê o seu melhor hoje.


Lembre-se de que você é um ser humano imperfeito, como todos os outros. Você irá acertar, errar e aprender muito durante a sua jornada.


Use a sua dor e a sua estupidez passada para evoluir. Errou em uma receita culinária? Tudo bem, descubra o que poderia ter sido feito diferente e faça de novo. Não conseguiu a vaga que queria? Estude e prepare-se melhor para quando tiver uma outra oportunidade.


Quem tem autoestima baixa não ousa e não emprende. Isso faz com que deixe de viver histórias incríveis e marcantes.


Achar-se menor porque falhou não é o normal. Essa situação indica que você não está usando sabendo gerenciar os seus pensamentos e suas emoções. Ou seja, a sua mente está controlando você e não o contrário.


Por isso, condicione o seu pensamento e lembre-se de aprender com todos os seus erros, enxergando que você deu o seu melhor. Anote os pontos de melhoria para tentar novamente!


Quer ser autor da sua própria história e melhorar a sua autoestima? Então, saiba mais sobre as ferramentas da gestão da emoção aqui.