Bloqueio‌ ‌Emocional‌ ‌‌—‌ ‌ ‌Entenda‌ ‌Suas‌ ‌Barreiras

Bloqueio‌ ‌Emocional‌ ‌‌—‌ ‌ ‌Entenda‌ ‌Suas‌ ‌Barreiras

Olá, meu querido amigo e minha querida amiga.

Você já deixou de viver algo ou reagiu de uma forma negativa por causa de algo que vivenciou? Talvez isso seja um reflexo de um bloqueio emocional, um mecanismo de defesa do qual todos estão sujeitos a ter.

A boa notícia é que você pode desbloquear a sua mente, independentemente do que tenha ocorrido até agora. Entenda mais sobre como tomar as rédeas das suas emoções e ser mais feliz!



O que é o bloqueio emocional e por que ele ocorre?

Em algum momento da sua vida você já queimou a língua por comer algo muito quente? Provavelmente, depois dessa situação, você passou a ser uma pessoa mais cautelosa ao ingerir alimentos mais quentes, certo?

O mesmo acontece com a nossa mente. Após uma situação negativa e que gera estresse, de forma inconsciente, criamos um bloqueio emocional.

A partir disso, sempre que nos depararmos com uma condição semelhante, teremos uma nova forma de agir — seja assoprando ou deixando a comida esfriar, como no caso da língua queimada.

Porém, na mente, há uma diferença importante: se nós reprimimos e fingimos esquecer do que foi vivido, isso pode se tornar um padrão limitante em nossas vidas.

Por exemplo: uma pessoa que foi ferida em um relacionamento amoroso pode pensar nunca mais encontrar alguém legal, já que deixou de confiar nos outros. Percebe como o bloqueio cria uma barreira para a felicidade?

Os bloqueios emocionais podem ocorrer pelos seguintes motivos:


  • autoestima baixa: a falta de confiança em si pode criar armadilhas e desconfianças sobre a própria capacidade;

  • experiências: são os traumas que falamos ali em cima;

  • rejeição: o medo do julgamento e de não ter aceitação atrapalha em várias situações.



Como vencer o bloqueio da mente?

Como você já deve saber, não é possível modificar o passado e nem apagá-lo — mesmo que a situação tenha sido negativa e você queira esquecê-la.

Por sua vez, é possível vencer o bloqueio emocional para poder viver muito melhor. Não será uma solução rápida, mas sim um processo que requer tempo, atenção e bastante autoconhecimento.

A estabilidade emocional pode ser conseguida pela gestão da emoção. Ao entender o que e por que pensamos de determinada forma, podemos direcionar nossa mente à direção certa. O resultado pode ser surpreendente!

Veja aqui qual é a importância e como atingir o equilíbrio emocional para ser feliz.