Campanha Novembro Azul - Como Você Pode Ajudar Seu Parceiro?

Campanha Novembro Azul - Como Você Pode Ajudar Seu Parceiro?

Olá, meu querido amigo e minha querida amiga.

Assim como fiz no mês passado, neste também trago um assunto de saúde que interessa a todos: a campanha Novembro Azul. Ela foi criada para divulgar informações sobre uma doença que afeta muitos homens, o câncer de próstata.

Da mesma forma que os homens devem se cuidar, as mulheres também podem prestar assistência ao seu companheiro, pai ou amigo. Entenda neste artigo por que essa ação é tão necessária e como incentivar quem você ama a se cuidar!


O que é a Campanha Novembro Azul e por que ela é importante?

É bem possível que você já conheça o Outubro Rosa — ação desenvolvida para alertar sobre o câncer de mama. A Campanha Novembro Azul é semelhante, mas o foco é divulgar informações para os homens sobre o câncer de próstata.

Nesse caso, porém, as mulheres também têm papel decisivo, pois elas costumam ser mais cuidadosas e atentas com a saúde. Muitas vezes, os homens só vão ao médico porque a esposa o convenceu, por exemplo.

Então, a campanha é um assunto de família, e um dos mais importantes, já que a doença é tão perigosa. Para se ter uma ideia, a cada 28 minutos, um homem falece por causa do câncer de próstata, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Diferentemente de outros problemas de saúde, esse começa silencioso, ou seja, sem sintomas. Apenas na fase avançada, os homens podem percebem sinais como:

  • dor ao urinar;

  • vontade de urinar com frequência;

  • presença de sangue na urina/sêmen.

Para garantir maiores chances de recuperação, o ideal é que o diagnóstico seja precoce. Por isso, mesmo se o homem não tiver sintomas, a partir dos 50 anos, é necessário consultar um urologista. Caso haja histórico da doença na família, essa idade cai para 45 anos.


Como a mulher pode ajudar o parceiro a buscar ajuda médica?

Como eu já disse, a Campanha Novembro Azul não é destinada apenas para eles, mas para elas também. Ao entender a importância de fazer os exames preventivos, você, minha amiga, pode mostrar ao seu companheiro, familiar ou amigo que eles precisam se cuidar.

Não há nada de vergonhoso em buscar auxílio médico. Na verdade, essa atitude é corajosa e demonstra carinho pelas pessoas que ama. Afinal, quando nos cuidamos, estamos prolongando nosso bem-estar e, consequentemente, o tempo que passaremos com quem gostamos.

Ao falar sobre isso, e mostrar a força que o homem tem, aos poucos, ele irá aprender a gerir melhor as emoções. Além disso, se sentirá confortável para tratar das inseguranças, dúvidas e medos.

Quer saber mais sobre como a mente pode ajudar a cuidar melhor da saúde? Veja outros artigos da Academia da Gestão da Emoção!