Câncer‌ ‌de‌ ‌Próstata‌ ‌—‌ ‌Ajude‌ ‌Seu‌ ‌Parceiro‌ ‌a‌ ‌Combater‌ ‌ a‌ ‌Masculinidade‌ ‌Tóxica

Câncer‌ ‌de‌ ‌Próstata‌ ‌—‌ ‌Ajude‌ ‌Seu‌ ‌Parceiro‌ ‌a‌ ‌Combater‌ ‌ a‌ ‌Masculinidade‌ ‌Tóxica

Olá, meu querido amigo e minha querida amiga.

Quando o assunto é a nossa saúde, muitas pessoas têm medo de ir ao médico e descobrir que algo não vai bem. Porém, no caso dos homens, a insegurança que envolve a prevenção do câncer de próstata está ligada também à masculinidade tóxica.

O grande vilão do diagnóstico masculino é o preconceito que muitos possuem com relação ao exame. Nessas situações, você, minha amiga, tem papel fundamental. Leia o artigo no qual eu explico melhor sobre isso!


O papel da mulher para combater a masculinidade tóxica

Sabe aquelas ideias de que o homem não pode chorar, demonstrar fraqueza e buscar ajuda? Todas estão relacionadas com a masculinidade tóxica — um conceito que está enraizado na mente de muitos e que causa bastante desconforto.

Imagine você não poder controlar as suas emoções, apenas porque alguém disse que, se fizer isso, está se assemelhando a uma mulher. Infelizmente, muitos homens cresceram ouvindo essas regras para se encaixar em um estereótipo irreal.

Para quem convive com alguém assim, é importante mostrar o quanto esse tipo de pensamento pode prejudicar o bem-estar. Entre várias atitudes, você pode dizer ao seu companheiro que:

  • ele é forte, mesmo que falhe ou não vença todas as batalhas da vida;

  • nada é capaz de mudar a essência dele, muito menos um exame de saúde;

  • é importante aproveitar e apreciar todos os momentos;

  • é possível rir das próprias falhas, pois elas fazem parte da história;

  • ele não precisa se sentir sozinho, já que tem você para compartilhar as fases boas e desafiadoras.


Gestão da emoção é aliada da prevenção do câncer de próstata

Caso você acompanhe os meus conteúdos aqui, deve ter percebido que as dicas que eu dei acima estão relacionadas com a gestão da emoção, certo? Realmente, quando um homem controla a própria mente, ele passa a dar menos ouvido às regras sociais que não fazem bem a ele.

No caso da prevenção do câncer de próstata, isso é fundamental. Afinal, muitos homens deixam de fazer os exames preventivos por medo de que o procedimento do toque na próstata feito no teste possa deixá-los menos masculinos. O que não é uma verdade.

Muito pelo contrário, deixar de fazer o exame coloca a saúde do homem em risco. Lembrando que a busca antecipada por auxílio médico é decisiva para a cura da doença. De acordo com informações do Ministério da Saúde, a maior parte dos casos de câncer de próstata só apresenta sintomas em estágio avançado.

Então, ajude o seu parceiro. Mostre o quanto ele é importante na sua vida e, por isso, precisa se cuidar. Com essa ajuda, ele pode desmistificar a masculinidade e viver de forma muito mais feliz!

Leia mais sobre a importância da Campanha Novembro Azul neste artigo que eu fiz.