Como Controlar a Ansiedade Quando Se Está Sozinho e Aproveitar a Própria Companhia

Como Controlar a Ansiedade Quando Se Está Sozinho e Aproveitar a Própria Companhia

Olá, querido amigo e querida amiga. Ficar em paz com a sua própria companhia é um desafio para você? Caso a sua mente dê um nó ao se deparar com esse tipo de situação, é hora de entender como controlar a ansiedade.

Gestão da emoção: como controlar a ansiedade ao ficar sozinho?


É indiscutível a evolução da nossa sociedade em diversos campos do conhecimento, como na área da tecnologia. Porém, infelizmente, nós estamos no tempo da pedra em gestão da emoção.

A primeira grande dica de como controlar a ansiedade é focar no gerenciamento de emoções e sentimentos. Com isso, é possível assumir o controle da sua própria vida.

Lembre-se de que sem proteger a sua mente, ela se torna terra de ninguém. Mas como agir na prática? Veja!

Faça a higiene mental


O que vem à sua mente quando você está sozinho?

Caso note a presença de muitos sentimentos negativos, como de abandono, medo, insuficiência e afins, eles devem ser descartados. Dê o foco para o que faz bem. Não produza e não armazene lixo mental.


Guarde mais pensamentos positivos


Assim como em um computador, a nossa mente possui uma área de armazenamento de pensamentos.

O segredo de como controlar a ansiedade nesse sentido, é tornar essa “gaveta” repleta de sentimentos e pensamentos positivos. Isso te ajudará a construir janelas light, claro, a evitar e controlar outros problemas emocionais.


Mude o comportamento


No campo da nossa mente, existem três janelas: neutra, light e killer.

A primeira dá acesso a conteúdos não-emocionais (números de telefone, datas, documentos, etc.). Já a segunda abre o horizonte para memórias positivas, enquanto a terceira leva a fatos ruins e traumáticos.

Para entender como controlar a ansiedade, você precisa construir mais janelas lights e, assim, mudar o comportamento. Por exemplo, nos momentos de solidão, você sabe que sente medo. Mas, na próxima experiência, pode trocar o sentimento de receio pelo da autossuficiência.

Assim, ao invés de acessar a janela killer, você cria uma janela solitária. Com o passar do tempo, ela pode se transformar em uma light. Ou seja, a prática de ressignificação precisa ser constante, só assim você sairá do piloto automático e, enfim, assumirá o controle da sua própria história.


Pratique mais o que gosta


Por último, mas não menos importante, foque nos seus hobbies quando estiver sozinho.

Quais são as atividades que você mais sente prazer? Encare os momentos de solidão como possibilidades de liberdade para ser e fazer somente o que traz paz e alegria.

Gostou das nossas dicas? Encontre mais conteúdos sobre como lidar com a ansiedade aqui no blog da Academia Gestão da Emoção!