Descubra o que te impede de mudar

Descubra o que te impede de mudar


- O término de um relacionamento
- A mudança de residência
- A reestruturação na empresa em que você trabalha
- Uma doença
- O desemprego
- Um filho

Apesar de diferentes, todas essas situações têm um forte ponto em comum: a necessidade da mudança, e consequentemente da adaptação de algumas coisas na sua vida.

Porém, nem sempre a mudança vem como uma necessidade externa. Muitas vezes, a vontade de mudar surge internamente, ligada a um desejo de se viver melhor e encontrar mais prazer e felicidade.

Veja alguns exemplos: a vontade de parar de fumar para ter mais saúde; o desejo de se especializar para crescer ou mudar de carreira; o sonho de sair do país para conhecer novas culturas e aprender idiomas.

De uma maneira ou de outra, mudar é um processo bastante desafiador para a maioria das pessoas. O encontro com o novo, nos tira da nossa zona de conforto, demanda energia e, frequentemente, gera medo.

A questão é que, apesar de intimidante, o novo é o que traz movimento para nossas vidas. É através da mudança que crescemos, aprendemos, nos desenvolvemos, evoluímos. Os erros são parte essencial desse processo e, sem correr riscos, você dificilmente sairá do lugar.

Seu cérebro está programado para poupar energia e proteger você dos possíveis perigos de viver, e pode encarar a mudança como uma ameaça. É importante estar preparado e alerta para as possíveis barreiras que você irá encontrar ao se deparar com a necessidade ou a vontade de mudar.

Barreiras emocionais

- Medo de rejeição: esse medo tem o poder de imobilizar você! Fortaleça sua autoestima acreditando em você e reforçando suas convicções;
- Medo do desconhecido: a incerteza em relação ao desconhecido gera um desconforto que muitas vezes pode estagnar planos, metas e sonhos; estude, pesquise e imagine o cenário do novo, respire fundo e dê o primeiro passo;
- Estresse e ansiedade: de um modo geral, essas duas condições causam grande impacto na vida das pessoas; é importante que você aprenda a lidar com elas o quanto antes.

Barreiras cognitivas

- Expectativas irreais: expectativas exageradamente altas trazem grandes chances de fracasso;
- Pensamentos catastróficos: imaginar o pior cenário possível, pode desencorajar você a iniciar a mudança;
- Crenças limitantes: são crenças instaladas em nosso subconsciente, o famoso “eu não sou bom o bastante”; tente perceber quais as crenças que você possui que podem estar impedindo o seu progresso.

Barreiras comportamentais

- Gestão de tempo: a falta de organização é um dos principais impedimentos para atingir o sucesso;
- Falta de foco: não saber exatamente onde você quer chegar e, principalmente, porque você quer chegar, é uma enorme barreira para sua motivação em agir.

Tomar consciência das barreiras que estão presentes em sua vida hoje, impedindo você de ser quem você quer ser, ou de chegar onde você quer chegar, é o primeiro passo para transformar a sua realidade.

Se você gosta de analisar, refletir e se questionar sobre temas profundos como este, sugiro que conheça também os nossos livros digitais gratuitos. Neles, falamos sobre como a gestão da emoções pode contribuir positivamente nestes processos de auto conhecimento e mudanças.