Entendendo de uma vez por todas o que é inteligência multifocal

Entendendo de uma vez por todas o que é inteligência multifocal


A Teoria da Inteligência Multifocal (TIM) estuda o funcionamento da mente, o processo de interpretação, a estrutura e o processo de construção dos pensamentos, os papéis conscientes e inconscientes da memória a formação do Eu como líder do teatro psíquico, o desenvolvimento das funções mais complexas e nobres da inteligência e emoção no desenvolvimento psicossocial. Segundo a Tim a Inteligência é Multifocal, porque é:

Multidinâmica: existe uma dança psíquica, uma energia e movimentos psicodinâmicos constantes.

Multifatorial: pois existem vários fatores que influenciam os fenômenos que lêem a memória e produzem os pensamentos, imagens mentais, ideias e fantasias (estado emocional, história existencial, ambiente social, natureza genética, ambiente social, e o Eu gestor da psique)

Multidimencional: vários níveis e campos Modificável: nada é imutável, ou seja, a inteligência é construída e reeditada constantemente.

A inteligência multifocal afirma que há nos bastidores da mente humana, um mundo a ser descoberto: um mundo cheio de riqueza e maravilhosas possibilidades. Procurar conhecer este fascinante território é uma aventura indescritível, uma viagem importante e super interessante. A mente é onde o ser humano tem a oportunidade de caminhar pelas avenidas do seu próprio ser. Esta teoria, busca de forma básica duas fontes: primeiramente as origens da sua inteligência, e quer depois, entender alguns dos fenômenos que realizam o espetáculo da construção dos pensamentos, que conduzem à “usina das emoções”.

O ser humano deve aprender a se interiorizar explorando sua história intrapsíquica arquivada na memória, trabalhando as dores, perdas e frustrações, para que alcance a maturidade psicossocial e a consciência existencial.

Entrar na compreensão de si mesmo é a maior de todas as aventuras humanas. Bem vindo à Inteligência Multifocal!