Estabilidade Emocional — Como Atingi-la E Aproveitar Seus Benefícios

Estabilidade Emocional — Como Atingi-la E Aproveitar Seus Benefícios

Olá, meu querido amigo e minha querida amiga.

Você percebe que muda de humor com facilidade e isso prejudica até as suas relações? Talvez seja o caso de você buscar a estabilidade emocional, aquele estágio em que as circunstâncias não afetam a sua mente.

Até porque, quem deve ter o controle das emoções e dos pensamentos é você. Caso não esteja vivendo dessa forma, então, pode estar deixando de escrever os mais belos capítulos da sua vida. Veja por que o equilíbrio emocional é importante e como atingi-lo!


Quais são os benefícios da estabilidade emocional?

Atingir a estabilidade emocional pode trazer muitos benefícios para a sua vida. Confira os principais!


Aumenta a autoconfiança

Quem tem estabilidade emocional também tem uma autoconfiança mais alta. Isso acontece porque você passa a entender que nem tudo está sob o seu controle.

Por exemplo: imagine o término de um relacionamento amoroso. Uma pessoa que ainda não alcançou o equilíbrio das emoções pode ser carrasca consigo mesma, por acreditar que o fim da relação foi por culpa dela. Sem contar que, se ela já tiver traumas relacionados com rejeição, pode desenvolver uma espécie de bloqueio das emoções.

Por outro lado, ao entender as próprias emoções e não se deixar abalar por tudo, é possível vivenciar essa fase com mais serenidade e autoconfiança.


Diminui o estresse do cotidiano

Uma das consequências do desequilíbrio emocional é o estresse. Sabe aquela pessoa que desconta os problemas nos outros? Ela faz isso porque ainda não atingiu a estabilidade da mente.

Essa pessoa ainda não entendeu que a vida tem, sim, altos e baixos — e que nossas reações não precisam acompanhar isso. Ou seja, é possível manter a calma, mesmo em situações adversas.


Encontra as melhores soluções

Você acredita que encontra as melhores soluções quando está em um clima de tensão ou tranquilidade? O segundo é melhor, né?

Por isso, uma das vantagens de manter a estabilidade emocional é a resolução de problemas. Mesmo que já esteja em um momento desafiador, se você obtiver o controle da sua mente, conseguirá pensar com mais clareza.


Como atingir a estabilidade das emoções?

Já falamos aqui sobre alguns comportamentos de quem encontra o equilíbrio de suas próprias emoções, como viver em harmonia com familiares e resolver melhores os problemas.

Porém, o principal deles é a gestão das emoções. Quem entende o que e o porquê sente consegue controlar as próprias ações e viver muito melhor.

Nesse sentido, existem várias ferramentas que podem ajudar você. Para saber quais são e como usá-las em cada situação, conheça o meu curso da Academia da Gestão da Emoção!