Olá, meu amigo e minha amiga.
Como o trabalho afeta a sua vida? Você acredita que o excesso de tarefas diárias está gerando estafa e prejudicando o seu bem-estar?
Nos dias de hoje, essa sensação é bastante comum. Isso se dá não apenas pelo volume de atividades que as pessoas desenvolvem — que causa certo cansaço físico —, mas também pela síndrome do pensamento acelerado. Entenda mais sobre o assunto e viva melhor!
O que é a estafa?
A estafa é uma condição de esgotamento e cansaço. Ela pode ser física ou mental. A mais comum é a segunda, causada pelo excesso de atividades e responsabilidades do dia a dia.
Por conta do trabalho atribulado e estressante, muitas pessoas estão agitadas, sofrendo por antecipação e vivendo sem a tranquilidade que desejam. O excesso de informações também contribui para esse quadro.
Tudo isso é causado pela Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), cujos principais sintomas são:
dores de cabeça e musculares;
sofrimento por antecipação;
dificuldade de conviver com pessoas que realizam suas tarefas em ritmo mais lento;
quedas de cabelo;
e muito mais.
O esgotamento aumenta cada vez mais, justamente pela saúde mental ser deixada de lado.
Quer ver um exemplo simples?
Responda: quem você conhece que toma banho? Provavelmente, todo mundo, certo? Já quando a pergunta é “quem faz higiene mental?”, a resposta costuma ser “ninguém — ou quase ninguém”.
Tão importante para o bem-estar quanto evitar os germes e se sentir limpo por fora é higienizar a mente, protegendo as emoções.
Como vencer a estafa?
Assim como outros problemas que afligem a mente, a estafa também pode ser superada com a ajuda da gestão da emoção — até porque, os momentos conflitantes sempre vão existir e, por isso, é necessário estar preparado para eles.
Em geral, quando falamos sobre o trabalho, as empresas podem ser ambientes estressantes, porque não se reinventam nem liberam o imaginário coletivo. Apesar disso, cada profissional pode tomar algumas atitudes para tornar o dia a dia mais leve e produtivo.
Entre estas ações, estão:
desacelerar os pensamentos;
fazer um minuto de relaxamento diversas vezes ao dia;
expor as ideias sem medo;
repetir para si mesmo que a própria paz vale ouro, quando for contrariado;
não falar dos outros,
treinar-se para sentir prazer em pequenos momentos do dia, como abraços, elogios e até ao observar as flores;
não levar problemas para a hora de dormir e, se possível, descansar oito horas por dia.
É importante que, durante alguns momentos diários, você deixe de ser apenas o profissional que resolve problemas e se torne o humano. Somente assim conseguirá desacelerar, se libertar da estafa e ganhar mais qualidade de vida.
Quer saber mais sobre como lidar com a estafa? Então, veja como lidar com o cansaço mental com este conteúdo!