Fobia‌ ‌Social‌ ‌—‌ ‌5‌ ‌Dicas‌ ‌Para‌ ‌Aproveitar‌ ‌a‌ ‌Vida‌ ‌em‌ ‌ Sociedade

Fobia‌ ‌Social‌ ‌—‌ ‌5‌ ‌Dicas‌ ‌Para‌ ‌Aproveitar‌ ‌a‌ ‌Vida‌ ‌em‌ ‌ Sociedade

Olá, meu querido amigo e minha querida amiga!

Você já ouviu falar da fobia social? É o medo irracional de se encontrar com as pessoas, ir às festas ou locais onde haja multidão.

Embora o ser humano seja naturalmente sociável, muitas pessoas desenvolveram essa insegurança que as faz aproveitar menos a vida. Este é o seu caso ou o de alguém que você conhece? Então, continue a leitura que iremos falar mais sobre isso!



Qual é a causa da fobia social?

A fobia social pode ser causada por diferentes razões. Muitas vezes, as pessoas sentem medo devido a uma situação constrangedora que vivenciaram. Alguém, por exemplo, pode ter sido interrompido enquanto falava para ser criticado, o que fez com que se sentisse humilhado e triste.

A insegurança também pode surgir por uma autoimagem distorcida. Quem acredita que os outros são melhores e não consegue enxergar as próprias qualidades, pode deixar de falar apenas para ouvir. Para essa pessoa, o que ela tem a dizer não é interessante e, por isso, prefere se manter calada ou não ir aos eventos sociais.

Independentemente de qual seja o motivo que gerou a fobia social, todos eles têm em comum o gerenciamento da mente. Nos casos acima, o indivíduo acreditou nos próprios pensamentos, mesmo quando eles não correspondiam à realidade.

É como eu sempre digo: a mente mente. Ou seja, não é porque você pensou que a presença dos outros é mais importante do que a sua que isso seja uma verdade ou diminua a importância de você estar ali. Em diversas situações, nosso cérebro está tão cheio de estresse que ele tende a confiar mais no que é negativo, o que faz com que os traumas e limitações apareçam.



Como superar o medo de estar em público e ser mais feliz?

Quando não controlada, a nossa mente pode transformar um pequeno momento estressante em um monstro. Então, o segredo para evitar e superar a fobia social é focar nos pensamentos.

Confira alguns aspectos que você pode desenvolver para superar o medo de estar em público:


  1. aplique a ferramenta DCD: duvide de cada pensamento perturbador, critique cada emoção angustiante e determine ser protagonista da sua história;

  2. busque se conhecer. Por meio do autoconhecimento, você descobrirá a pessoa incrível que vive com você 24 horas por dia;

  3. viva por você. Não tenha medo das críticas e do que os outros irão pensar. Vista-se, fale e aja de acordo com o que deseja. Dessa forma, você diminui as expectativas e até a timidez, além de viver com menos estresse;

  4. lembre-se de que todos erram, então, não se importe tanto quando algo sair diferente do que imaginou;

  5. aprecie o belo e quem você ama. Não deixe de estar na presença de quem é importante para você, pois as pessoas também querem estar na sua companhia.


Continue acompanhando o blog da Academia da Gestão da Emoção para entender mais sobre como gerir a própria mente!