Isolamento Social — Como se Manter São Até o Fim da Pandemia

Isolamento Social — Como se Manter São Até o Fim da Pandemia

Olá, meu querido amigo e minha querida amiga.

Por conta do isolamento social causado pelo novo coronavírus, as emoções estão à flor da pele para muitas pessoas. Há quem se sinta mais ansioso, preocupado, estressado e, claro, com saudades daqueles que não pode visitar no momento.

Esse provavelmente é o seu caso, certo? Mesmo que a vacinação esteja mais próxima do que antes, a pandemia ainda não está no fim. Desse modo, é importante cuidar da saúde mental para viver os próximos meses com mais tranquilidade!


Como enxergar além do isolamento social?

O isolamento social é desafiador. O ser humano é sociável por natureza e, por isso, ficar longe de quem se ama pode ser triste e desalentador.

Nesse momento, é importante não enxergar apenas a situação atual, mas o porquê ela existe. Estamos distantes fisicamente das pessoas para evitar o contágio e preservar vidas — tanto a nossa quanto a delas.

Quando isso passar, e todos estiverem bem e com saúde, os reencontros poderão voltar a acontecer. Agora, a saudade pode ser diminuída por ligações, mensagens de texto, e-mail e videochamadas.

Óbvio que esses formatos não substituem um abraço apertado. Porém, eles são a solução que temos para sentir o carinho de quem amamos, mesmo que à distância.


O que fazer para se sentir bem durante a pandemia do novo coronavírus?

Como eu já disse, o isolamento social e a pandemia estão comprometendo a saúde mental de muitas pessoas. Apesar de ser normal não se sentir bem nesse período, é necessário tomar uma atitude para melhorar a situação.

Você pode, por exemplo, adotar alguns hábitos, como ler livros, fazer exercícios, fazer chamadas de vídeo com os amigos e muito mais. Pense em momentos que fariam você se sentir melhor e aposte neles.

Você está com medo de perder quem ama ou ser contagiado pela doença? De onde vem esse seu pensamento? Já se perguntou se o que sente é real ou fruto de alguma informação que viu?

Claro, a pandemia da Covid-19 realmente é séria. Porém, vale a pena viver apreensivo por causa disso? Você está sempre com medo de pegar outra doença?

Quando estes pensamentos te alcançarem, mantenha a calma e faça um exercício que eu recomendo muito. Por meio da ferramenta DCD (Duvidar, Criticar e Determinar), você pode observar se o que pensa está fora da realidade. Muitas vezes, a nossa mente pode nos enganar e, por isso, ficamos mais tensos e estressados.

Na Academia da Gestão da Emoção, você aprende outras técnicas como essa que permitem manter a sua saúde mental, independentemente do momento. Dessa forma, mesmo depois da pandemia, você poderá aproveitar o conhecimento para enfrentar novos desafios na sua vida.

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