Masculinidade — Como a Gestão da Emoção Pode Fortalecê-la

Masculinidade — Como a Gestão da Emoção Pode Fortalecê-la

Olá, meu querido amigo e minha querida amiga!

O que significa a masculinidade para vocês? Infelizmente, esse termo tão importante foi deturpado nos últimos anos, o que fez com que o significado se tornasse um fardo para homens e mulheres.

Para muitos, a palavra está associada a ser sempre forte, nunca chorar e só fazer tarefas consideradas masculinas. No entanto, ser homem, assim como ser mulher, vai muito além disso. Continue a leitura para entender melhor!


Como a masculinidade tóxica afeta a sociedade atual?

Apesar de se falar bastante atualmente em liberdade, muitas pessoas não são livres. Existem muitos indivíduos que estão presos na própria mente e deixam de viver belas histórias por isso.

A masculinidade tóxica contribui para essa ditadura de comportamento. Há homens que não fazem várias atividades e tarefas, por medo de que os outros pensem que eles são menos homem.

Existe até quem deixe de fazer o exame preventivo do câncer de próstata, por puro preconceito. Desse modo, os homens deixam de se cuidar e de fazer o que desejam para se encaixar emum molde social.

Percebe como a aplicação errada da ideia de masculinidade pode limitar os homens e o quanto, nesse caso, a Campanha de Novembro Azul é necessária?

Felizmente, a gestão da emoção pode ser uma aliada para abrir as gaiolas da mente. Veja só!


Qual é o papel da gestão da emoção para libertar a mente?

Quando uma pessoa tem autoconhecimento, ela não vive para se encaixar em um papel social. Afinal, ela sabe que é autora da própria história e que a felicidade depende dela.

Por isso, a gestão da emoção é essencial, já que ajuda a todos a se libertarem de ideias pré-estabelecidas, medos, angústias e traumas. No caso dos homens, muitas vezes, eles reprimem uma série de sentimentos e pensamentos, porque cresceram acreditando que era o certo a fazer.

Consequentemente, a mente se torna como uma panela de pressão, que acumula várias janelas killers (traumáticas). Mas essa situação pode ser revertida em qualquer fase da vida.

Mesmo os homens mais maduros, ainda podem utilizar as ferramentas da gestão da emoção para viver melhor, libertar a mente e fortalecer a masculinidade saudável.

Uma das técnicas que pode ser ajudar é a DCD (Duvidar, Criticar e Determinar). Ao se sentir inseguro, o homem pode duvidar do porquê está sentindo isso. Será que é uma sensação fruto de uma expectativa da sociedade?

Depois de criticar esse pensamento, ele será capaz de determinar a mudança. Ou seja, o que ele pode fazer, independentemente do que julgam ser masculino ou não.

Quer saber mais? Então, conheça a primeira Academia da Gestão da Emoção e saiba como a sua vida pode ser mudada para valer!