Mensagem de Outubro Rosa — A Esperança Que Nem Todos Veem

Mensagem de Outubro Rosa — A Esperança Que Nem Todos Veem

Olá, meu querido amigo e minha querida amiga.

Já percebeu que quando falamos sobre o câncer de mama, as pessoas logo pensam apenas nos desafios? Óbvio que enfrentar uma enfermidade como essa não é fácil. Porém, a melhor mensagem de outubro rosa que devemos levar é a da esperança.

Então, se você convive com alguém que está passando por essa fase, saiba que é parte ativa dessa recuperação. Afinal, a maneira como as pessoas enfrentam as doenças pode ser decisiva durante o tratamento.

Por que a esperança ajuda a enfrentar tratamentos de saúde?

Durante a minha jornada profissional, eu já falei diversas vezes o quanto a saúde da mente está relacionada com o restante do corpo. Quando deixamos o nosso cérebro governar sozinho, podemos acumular pensamentos e sentimentos confusos — nada saudáveis para as nossas vidas.

O resultado é que experimentamos um estresse tão grande que isso se espalha para o restante do organismo. Por esse motivo, a nossa imunidade pode se tornar mais fraca e aumentar as chances de surgirem doenças.

No entanto, a esperança tem um efeito contrário. Consequência de uma mente bem gerida, ela pode ajudar a ter pensamentos positivos, mesmo em momentos difíceis, e criar janelas light.

Desse modo, amigos e familiares podem, sim, ajudar a levar uma mensagem de outubro rosa positiva a quem está passando por esse momento. Eles podem, por exemplo, mostrar que a doença pode ser vencida, que a feminilidade não é perdida por aspectos físicos e que a vida continua sendo bela apesar dos desafios.

Qual é o impacto da mensagem de outubro rosa?

A mensagem de outubro rosa tem três impactos principais:

  • mostrar que as mulheres com câncer de mama podem vencer a doença;

  • devolver a alegria de viver para quem venceu a doença;

  • conscientizar a todos sobre a importância dos exames preventivos.

Assim como outros tipos de câncer, o de mama não é previsível e pode acometer a todas as mulheres. Para garantir o melhor tratamento, o ideal é buscar ajuda o quanto antes. Por isso, o diagnóstico precoce é essencial.

Caso você seja mulher ou tenha amigas e familiares, lembre-se de fazer os exames preventivos. Não tenha medo do resultado do teste, pois o que importa é ter auxílio médico e manter a gestão da mente para enfrentar esse momento.

Quer saber mais sobre o poder do pensamento positivo e do controle da mente para uma vida mais feliz? Veja os outros conteúdos da Academia da Gestão da Emoção!