O Que É Ansiedade — Entenda Como Ela Pode Atrapalhar seus Dias

O Que É Ansiedade — Entenda Como Ela Pode Atrapalhar seus Dias

Olá, querido amigo e querida amiga.

Gostaríamos de saber como é a sua rotina. Você vive uma verdadeira maratona de tarefas? Na maioria das vezes, falta tempo para a família e, até mesmo, para si mesmo? Mais do que isso, se você sente que o dia a dia causa um peso na sua mente e no seu corpo, pode ser que esteja vivendo em um cenário ansioso. Mas, afinal, o que é ansiedade? Continue a leitura deste artigo feito especialmente para você!

O princípio de tudo: o que é ansiedade?

A ansiedade é considerada uma doença muito comum. Estima-se que 80% da população do mundo sofra desse mal.

Na prática, o problema gera o que chamamos de síndrome do pensamento acelerado. A mente fica agitada com o excesso de tarefas e preocupações, com o sofrimento por antecipação, e a ruminação dede mágoas e traumas.

Vale dizer também que a evolução da nossa sociedade contribui para a ansiedade. Após a Revolução Industrial e o processo de urbanização, passamos a ter muito mais acesso a informações.

É claro que o ato de pensar e se informar é natural e positivo, mas desde que controlado. Caso contrário, há uma perda enorme da qualidade de vida e das relações interpessoais.

Por tudo isso, é essencial entender o que é ansiedade e como controlar esse problema — que é o mal do século.

Quais são os sintomas da ansiedade?

A ansiedade pode comprometer totalmente o “eu como gestor psíquico”. Quando isso acontece, o cérebro procura órgãos de choque para nos mandar alguns alertas — ou seja, sinais de que algo não está indo bem.

Veja quais são os principais sintomas da ansiedade:

  • cansaço físico,

  • dores de cabeça e no corpo;

  • distúrbios de sono (insônia ou excesso de sonolência);

  • tontura;

  • respiração ofegante e falta de ar;

  • tremores;

  • suor excessivo;

  • entre outros.

Essas sensações podem ter um nível leve, moderado ou, ainda, causar crises ansiosas. É muito importante saber, também, que a ansiedade pode estar relacionada com outras doenças, por exemplo, com a depressão.

Busque a mudança dos pensamentos

Agora que você já sabe o que é ansiedade e como ela age na mente e no corpo, chegou a hora de gerenciá-la. O primeiro passo é estudar e entender os seus pensamentos.

Então, pare e pense: como estão as suas emoções? Para onde a sua mente costuma te levar?

É preciso encontrar o mais importante endereço, dentro de nós mesmos e, então, retomar o controle da nossa própria vida. Afaste pensamentos ruins, tire um tempo para você, faça atividades prazerosas e anote todas as pequenas vitórias do dia a dia.

Praticando esses ensinamentos, você se tornará mais forte e ainda poderá ajudar outras pessoas que sofrem com transtornos emocionais também.

Aproveite para conhecer mais sobre o assunto aqui no blog da Academia Gestão da Emoção!