O que é Depressão? Veja Por Que Ela não Define Quem Você é

O que é Depressão? Veja Por Que Ela não Define Quem Você é

Querido amigo e querida amiga, vamos refletir sobre o que é depressão? Antes de tudo, vale dizer que esse problema não define você e mais ninguém. Todos os pensamentos e sentimentos são passageiros.

Aproveite a leitura e descubra as respostas que tanto deseja!

Afinal, o que é depressão?

De acordo com o Ministério da Saúde, a depressão é uma doença ligada a fatores psíquicos e comportamentais. A recorrência é alta — só no Brasil, 15,5% da população tem sintomas depressivos. Já as causas podem ser biológicas (deficiência de substâncias cerebrais), genéticas ou eventuais (experiências que significaram uma dor).

Quais são os sintomas da depressão?

Agora que já falamos sobre o que é depressão, vamos ao segundo ponto: os sintomas. Eles são múltiplos e podem variar bastante em cada pessoa. As sensações mais comuns são:

  • humor deprimido: apatia, perda de prazer, irritabilidade, sentimento de culpa e desvalorização;

  • insônia ou sono em excesso;

  • perda ou ganho de peso;

  • cansaço;

  • diminuição do interesse sexual;

  • entre outras.

Por que a depressão não define quem você é?

Queridos amigos, nós sabemos que a depressão causa uma dor na alma constante e que não é fácil lidar com esse dilema. Mas, na vida, temos altos e baixos, nem sempre podemos enfrentar ou sair dos desafios sem sequelas.

Muitas vezes, o nosso estado mental e, consequentemente, físico se desequilibra como resposta aos dilemas. Atenção: isso pode acometer qualquer pessoa, independentemente de classe social, raça e condição sexual. O mais importante é entender o que é depressão, quais são seus sintomas e tratamentos.

Como tratar a depressão?

O diagnóstico da depressão deve ser feito por um médico. O profissional também tem a responsabilidade de indicar o tratamento, que pode ser por meio do uso de medicamentos e, também, com psicoterapia.

Fora isso, é importante saber que outros cuidados podem ajudar na cura e, inclusive, na prevenção. Alimentar-se saudavelmente, praticar esportes, combater o estresse e praticar o autoconhecimento são grandes medidas.

Procure identificar o que proporciona e o que te rouba energia. Entender os próprios pensamentos e emoções é um cuidado fundamental. Nós sabemos que o caminho é longo, mas as vitórias humanas começam com pequenos passos.

Aproveite mais dicas sobre gestão da emoção aqui no blog da Academia Gestão da Emoção!

Um forte abraço.