O Que é Setembro Amarelo — A Valorização da Vida Humana

O Que é Setembro Amarelo — A Valorização da Vida Humana

Olá, meu querido amigo e minha querida amiga.

Você já deve ter visto em diversos lugares e até saber o que é setembro amarelo. Isso se refere a uma campanha nacional, focada em valorizar a vida humana e evitar o suicídio.

Para mim, esse assunto é de extrema importância, até porque, muitas pessoas atualmente têm conflitos internos e não se sentem felizes. Mesmo assim, não é motivo para desistir. Leia este artigo que eu explico melhor!


O que é setembro amarelo e por que é uma data tão importante?

Durante muito tempo, o suícidio foi visto como um tabu. Não falar sobre depressão e outros problemas de saúde mental era bastante comum.

Enquanto isso, milhares de pessoas em todo o mundo sofriam caladas. Seja porque foram vítimas de deboche, rejeição, críticas ou qualquer outro comportamento nocivo.

Diante dessa realidade é que, em 2003, setembro foiescolhido como o mês para falar da saúde mental e, consequentemente, ajudar a evitar o suicídio.

Embora essa seja uma temática que pode — e deve ser abordada — durante todo o ano, existe um momento específico em que instituições, empresas e personalidades se dedicam a compartilhar as informações.

O setembro amarelo serve, portanto, para alertar quem está sofrendo a buscar ajuda. Mas também é uma forma de alertar a sociedade a identificar quem está vivendo um momento crítico.


A valorização da vida está nas suas mãos

Talvez você tenha algumas mágoas e não se sinta bem por estar fora de um padrão — estético, comportamental ou social. Você não é a única pessoa!

Muitas vezes, sofremos pelo comportamento dos outros, de quem fala palavras tóxicas e não se importa em nos ver para baixo. Porém, é importante filtrar essas opiniões e, sobretudo, os pensamentos negativos que chegam.

Na verdade, quem pensa em suicídio não é porque desistiu de viver. São pessoas que perderam o encantamento com a vida que levam.

O que grande parte dessas pessoas não sabem - porque não aprenderam – é que com as ferramentas certas de gestão da emoção, elas podem reeditar seus traumas do passado, construir “novos futuros” e conquistar uma vida mais leve, saudável e livre.

Por esse motivo criei o Primeiro Programa Social e Gratuito "Você é Insubstituível", uma vacina Emocional contra o Suicídio.

Este programa é nossa contribuição para o mundo. Clique aqui se você deseja fazer parte do Você é Insubstituível!

Quer entender como a mente pode ser a sua inimiga? Leia mais artigos no blog da Academia da Gestão da Emoção!