Olá, meu querido amigo e minha querida amiga.
Infelizmente, diversos transtornos da mente são bastante comuns, como a síndrome do pânico. As pessoas que apresentam esse quadro chegam a sentir um medo irracional em várias situações, o que compromete a qualidade de vida.
O primeiro passo para superar isso é entender melhor o problema. Neste artigo, você verá quais são os principais sintomas da síndrome. Confira!
O que é síndrome do pânico e quais são os sintomas?
A síndrome do pânico é caracterizada por ansiedade e medo excessivos que fogem do controle. Durante uma crise, a pessoa se sentir aterrorizada e sobrecarregada, mesmo que não esteja em uma situação de perigo.
Esse tipo de reação pode durar poucos minutos ou até horas. Dependendo da intensidade, o indivíduo pode até imaginar que está sofrendo um ataque cardíaco. Por isso, muitas pessoas que têm síndrome do pânico procuram os centros de emergências.
Embora seja um transtorno da mente, o problema reflete diretamente em todo o corpo. Estes são os principais sintomas:
aceleração cardíaca e palpitação;
suor excessivo;
sensação de falta de ar;
náuseas ou desconforto abdominal;
calafrios;
sensação de dormência;
tontura;
e muito mais.
Por que a síndrome do pânico acontece?
Ainda não existe uma resposta específica para essa pergunta. Estudos já indicaram que a síndrome pode estar associada aos genes, embora não seja o único motivo.
O que se sabe até o momento é que o transtorno pode ocorrer em determinadas fases da vida. Ao sair da casa dos pais, se mudar para outra cidade e ter filhos são algumas delas.
Essas situações têm em comum o fato de serem novidades e, como tudo o que é novo, geram um pouco de incerteza e insegurança. Porém, isso não significa que a síndrome do pânico pode tomar na conta.
Na verdade, ao entender que a mente pode ser guiada e controlada, você consegue assumir as rédeas da própria vida e evitar transtornos assim.
Quer superar o ano de 2020 e fazer este o melhor da sua vida? Continue acompanhando o blog para saber o que fazer no caso de síndrome do pânico!