O‌ ‌que‌ ‌é‌ ‌TDAH‌ ‌e‌ ‌Quais‌ ‌Seus‌ ‌Sintomas?

O‌ ‌que‌ ‌é‌ ‌TDAH‌ ‌e‌ ‌Quais‌ ‌Seus‌ ‌Sintomas?

Olá, meu querido amigo e minha querida amiga.

Você sabe que o é TDAH? Essa sigla se refere ao Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. Atualmente, muitas pessoas apresentam esse quadro, especialmente as crianças.

De acordo com a Associação Brasileira de Déficit de Atenção, cerca de 8% das crianças de todo o mundo têm o transtorno. Em adultos, esse número pode ser menor. Vamos entender melhor esse problema? Continue a leitura!



O que é TDAH e por que ele surge?

Além de saber, de fato, o que é TDAH — ou seja, o problema relacionado com a concentração e a atividade intensa da mente — vale entender as causas desse problema. Além de surgir por herança genética, o transtorno ainda pode ocorrer por conta de exposição a certas toxinas, alterações cerebrais e muito mais.

Embora não seja uma causa direta para essa situação, o uso excessivo de tecnologia também pode prejudicar quem já tem predisposição ao transtorno. Aliás, eu já falei desse assunto e da síndrome do pensamento acelerado algumas vezes aqui.

Atualmente, vivemos cercados de informações e estímulos. Há famílias que mal se reúnem à mesa e, quando fazem isso, todos estão com os olhos vidrados no celular. Para os pequenos, esse alto nível de estímulo é ainda mais nocivo, já que essa fase deveria ser de descobertas, brincadeiras e aprendizados.

Um menino ou menina de sete anos hoje tem mais informações do que um imperador romano na Idade Antiga. Engana-se quem pensa que todo esse conteúdo é útil. Na verdade, boa parte dele pode até gerar estresse e mais hiperatividade.


Quais são os sintomas do TDAH?

Em primeiro lugar, vale a pena esclarecer que existem três tipos de TDAH. Em cada um deles, os sinais são um pouco diferentes. Por isso, é importante que as famílias tenham uma visão clara para saber quando buscar ajuda.

Veja só os principais sintomas:


  • desatento: as pessoas que sofrem com esse transtorno se esquecem com frequência do que iam falar, não ouvem quando os outros chamam e evitam atividades que demandam muito esforço mental;

  • hiperativo/impulsivo: nesse caso, os indivíduos são inquietos, não sabem lidar com frustrações, podem ter comportamento explosivo e ter dificuldades para terminar uma atividade;

  • misto: há ainda quem apresenta sintomas dos outros tipos de TDAH.


O TDAH não tem cura, porém, alguns tratamentos permitem que as pessoas com esse problema vivam muito melhor. Então, ao perceber um ou mais desses sinais de hiperatividade em você ou alguém que você cuida, por exemplo seu filho, é importante buscar ajuda.

Depois de saber o que é TDAH e como identificá-lo, aproveite para ler mais sobre outras questões relacionadas com a mente aqui no blog da Academia da Gestão da Emoção!