Relacionamento Interpessoal — Como Ajudar Os Outros Sem Se Perder Nessa Estrada

Relacionamento Interpessoal — Como Ajudar Os Outros Sem Se Perder Nessa Estrada

Olá, meu querido amigo e minha querida amiga.

Como você avalia o seu relacionamento interpessoal? De que forma você tem se conectado com o outro, seja o seu amor, amigo ou filhos?

A forma como nos comunicamos com as pessoas é um reflexo da maneira como nos relacionamos internamente, por isso é tão importante saber lidar com os desafios da vida. Assim, você pode ter relações mais amorosas e felizes!


O que é um relacionamento interpessoal e por que ele é fundamental?

O relacionamento interpessoal é aquele que ocorre entre as pessoas. Por sua vez, o intrapessoal é a relação que cada um tem consigo mesmo.

O primeiro é a consequência do segundo. Ou seja, quando alguém não está bem-resolvido com algumas questões — pessoais ou profissionais —, pode ter atitudes que afetem os outros.

Você já deve ter presenciado ou vivenciado isso. Sabe quando uma pessoa está enfrentando um problema e, por conta dele, se estressa com facilidade e trata os demais com rispidez?

Aos poucos, essas ações vão prejudicando a conexão entre os relacionamentos que são tão fundamentais para viver bem. Por mais que alguém seja independente e aprecie ficar sozinho, o ser humano é criado para viver em sociedade. Ninguém nasceu para ser uma ilha, totalmente distante dos demais.



Como construir relacionamentos saudáveis e ajudar as pessoas que você ama?

Ao estar ciente da sua responsabilidade nos relacionamentos, você pode impactar muito a vida de todos ao seu redor. Para isso, é necessário que você adote alguns comportamentos e tenha sempre:

  • simpatia: distribua algo muito valioso, que são os sorrisos e cumprimentos. Essas atitudes positivas estimulam as pessoas a viverem de maneira mais suave;

  • carisma: faça elogios. Então, seja um engenheiro de janelas light (memórias agradáveis) e promova o que os outros têm de melhor;

  • empatia: surpreenda com atenção e carinho, mesmo quando o mundo estiver desabando.

Caso tenha que lidar com alguém que não está passando por um momento fácil, essas atitudes permitirão que você se conecte com o outro com mais facilidade. Uma pessoa estressada, magoada ou preocupada não resiste a um sorriso sincero ou a um elogio especial.

Quer saber mais sobre como você pode impactar a vida de quem você ama e ser um transformador de histórias, inclusive a sua própria? Então continue acompanhando os conteúdos da Academia da Gestão da Emoção!