Relacionamento Interpessoal no Trabalho — Como Usar a Empatia Para Seu Sucesso

Relacionamento Interpessoal no Trabalho — Como Usar a Empatia Para Seu Sucesso

Olá, meu querido amigo e minha querida amiga.

Sabia que o relacionamento interpessoal no trabalho é fundamental para você ter sucesso e ser mais feliz? As conexões com os colegas podem ser uma verdadeira fonte de aprendizado e, por isso, é importante saber como extrair o melhor delas.

Caso você tenha dificuldade de se relacionar na sua empresa, não se preocupe. Existem formas de reverter essa situação e se tornar um profissional mais cativante aos olhos dos outros. Saiba mais!



O que significa o relacionamento interpessoal no trabalho e por que você precisa focar nisso?

O relacionamento interpessoal no trabalho é todo contato que você faz com algum colega, chefe ou cliente. Cada momento, conversa ou tarefa compartilhada é uma oportunidade de conexão entre profissionais que, antes de mais nada, são seres com emoções, sonhos e desafios.

Como é inevitável o convívio humano e o trabalho ocupa uma grande parte de nossas vidas, por que não aproveitar para manter relacionamentos saudáveis? Aprenda como desfrutar da presença de cada profissional que passa pela sua jornada.

Certamente, você conseguirá ter uma rotina mais agradável, produtiva e maiores aprendizados!



Como ter empatia no ambiente de trabalho?

Já aconteceu de você chegar ao trabalho e aquele colega, que sempre está sorridente, tratar você de maneira ríspida sem motivo algum? Talvez ele esteja enfrentando problemas pessoais que ninguém da empresa imagina.

O que acontece em nossa vida pessoal também pode afetar nosso rendimento no trabalho. Por isso, é tão fundamental que, no ambiente corporativo, tenhamos como alicerce a empatia.

A empatia é a ação de se colocar no lugar do outro, a fim de entender o porquê de uma pessoa estar agindo de determinada forma. No exemplo anterior, existem duas maneiras possíveis de agir.

Um chefe ou colega que não tem maturidade para enxergar a situação pela qual a pessoa está passando pode aumentar o clima de tensão, sem considerar o que a pessoa pode estar passando.

Porém, quem tem empatia é capaz de conversar de forma harmoniosa para entender as dificuldades do profissional e compreender que todos iremos passar por dias ruins em algum momento da vida.

Percebe a diferença? Ao fazer isso, as pessoas sentem que não são mais apenas colegas ou funcionários. Até porque, não são. Todos nós somos pessoas únicas e especiais, capazes de grandes feitos.

Os empáticos encantam por onde passam e auxiliam os outros a criar as janelas light, ou seja, as memórias positivas. Portanto, eles são vistos como mais confiáveis e tendem a ser inspiradores.

Quer saber mais sobre como você pode melhorar os seus relacionamentos no trabalho e na vida pessoal? Veja outros conteúdos da Academia da Gestão da Emoção!