Resiliência — A arte de se Adaptar Àquilo que a Vida te Oferece

Resiliência — A arte de se Adaptar Àquilo que a Vida te Oferece

Querido amigo , querida amiga, como você costuma lidar com as suas próprias experiências? Alguns fatos amargos ainda dominam os seus pensamentos e emoções? Tudo isso pode mudar com a resiliência, uma excelente solução para você ter uma visão diferente e, com isso, se tornar o autor da sua própria história.

Descubra, enfim, o que é e como ser alguém resiliente!


O que é resiliência?


Na física, os estudiosos chamam de resiliência a capacidade de matérias voltarem à forma original após um processo elástico.

No dia a dia, utilizamos essa palavra para falarmos sobre as pessoas que, após quaisquer experiências, conseguem se recompor e seguir a vida com leveza.

Muitas vezes, essa habilidade pode até parecer impossível, mas “todos podem treinar o seu próprio EU para ser piloto da aeronave mental.”


O que fazer para ser uma pessoa resiliente?


Agora que você já sabe o que é resiliência, vamos refletir sobre como colocar esse diferencial em prática!

É fundamental ter a consciência de que fatos bons e ruins acontecem frequentemente nas vidas de todas as pessoas. Infelizmente ou felizmente, não é possível controlar o curso da vida, mas você pode decidir como encarar as situações.

Veja como ser uma pessoa resiliente com as dicas a seguir:

  • identifique seus pensamentos e sentimentos: algo ruim te aconteceu? Primeiramente, anote o que você sentiu ao se deparar com a experiência desafiadora;

  • faça a gestão da emoção: depois de identificar e observar o que você pensou no momento da dor, é possível trabalhar melhor as emoções;

  • lembre-se de que: não podemos mudar o passado, mas podemos viver o presente para construir nosso futuro.

  • saiba que ninguém muda ninguém: de nada adianta remoer, no seu interior, o jeito e as atitudes de outras pessoas. Você não tem o poder de mudá-las. Faça o seu melhor e desprenda-se das correntes do outro;

  • tire aprendizados de tudo: após cada experiência, seja ela boa ou ruim, pare e pense: “o que eu posso aprender com isso?”. Essa é uma ótima forma de tirar bons ensinamentos de tudo e, assim, tornar a vida mais leve.

Então, gostou de conhecer os passos para você aprender a ter resiliência? Que tal começar a praticar as dicas hoje mesmo? Depois, comente conosco como foi o seu processo de mudança.

Para saber mais sobre esse assunto, confira outros artigos aqui do blog da Academia Gestão da Emoção!