Saúde Mental: Como Manter Mente E Corpo Saudáveis em Conjunto

Saúde Mental: Como Manter Mente E Corpo Saudáveis em Conjunto

Olá, meu querido amigo e minha querida.

Como está a sua saúde mental nessa época de pandemia? Você tem se sentido mais triste, desanimado(a) e inseguro(a)? Pois saiba que é perfeitamente normal, por vivermos um momento atípico e que ninguém estava esperando.

Pensando nisso, hoje trouxe algumas dicas do que você e a sua família podem fazer para que os dias fiquem mais leves. Confira!


Por que a saúde mental é tão importante quanto a do corpo?

Durante muito tempo, as pessoas não sabiam o que era a saúde mental. Na verdade, isso só começou a ser estudado, de fato, no século passado.

Desde então, diversos pesquisadores — e eu me incluo entre eles — descobriram o quanto a mente impacta a saúde no geral e o bem-estar. Uma pessoa ansiosa, deprimida ou com as emoções mais abaladas tem mais chances de desenvolver doenças, por exemplo. Isso ocorre porque o estresse e a tensão diminuem a imunidade.

Porém, em tempos de pandemia do novo coronavírus e isolamento social, parece ser mais difícil manter o controle da mente. Afinal, além do medo de se contaminar, as pessoas estão mais distantes de quem amam, repletas de incertezas e sem poder planejar a própria vida.

Para vencer esse momento, garantir uma imunidade mais alta e certa qualidade de vida, existem medidas que você pode adotar. Veja só!



Como manter o corpo e a mente sadios?

Você já sabe que para manter o corpo sadio é importante se alimentar bem e praticar exercícios físicos. Mesmo que não possa sair de casa, você pode fazer algumas atividades mais simples e que não exigem equipamentos.

No caso da mente, também existem atitudes que todos podem adotar e que melhoram a saúde mental — não apenas agora, mas sempre. São elas:


  • lembre-se do que dá esperança: o mundo todo está em busca de uma vacina eficaz e de tratamentos que curem o coronavírus. Então, em vez de pensar nas notícias negativas, pense que, em breve, a sua vida voltará ao normal. Agarra-se aos pensamentos positivos;

  • seja uma pessoa bem-humorada: sobretudo se você vive com mais alguém, é essencial praticar o bom humor diário. O momento não está fácil para ninguém e, por isso, ter um comportamento leve pode ajudar a todos;

  • treine não sofrer por antecipação: quem se deixa levar pela ansiedade faz o velório antes do tempo e pode adquirir virose mental. Evite pensar no que pode acontecer de ruim e foque no que pode fazer hoje — se cuidar e cuidar de quem ama, por exemplo;

  • não se cobre demais: fez planos e não conseguiu cumprir? Tudo bem. Quem se cobra demais está pronto para trabalhar em uma instituição financeira, mas não para se amar.


Quer saber mais sobre sua saúde mental? Acompanhe a Academia da Gestão da Emoção e faça o próximo ano ser o melhor da sua vida!