Sentimentos Confusos — Como Organizar Sua Mente e Ver Sua Paz Desabrochar

Sentimentos Confusos — Como Organizar Sua Mente e Ver Sua Paz Desabrochar

Olá, querido amigo e querida amiga.

Nos dias de hoje, é bastante comum as pessoas se queixarem de ter sentimentos confusos, ou seja, emoções que elas não conseguem identificar de onde surgem. Na verdade, esses sentimentos não aparecem do nada, pois são consequências de experiências vividas.

Para resolver isso, é essencial fazer a gestão da emoção e conduzir a própria mente. Esse é o único caminho para controlar o que você sente e conseguir ser mais feliz. Entenda mais neste artigo!

O que são os sentimentos confusos e por que eles aparecem?

Os sentimentos confusos são emoções contraditórias que se manifestam quando a mente se conduz sozinha. Sendo assim, se o indivíduo não sabe dirigir perdas, medos, ansiedade, críticas e outras sensações, a mente o controla — no único lugar que deveria ser verdadeiramente livre.

Por exemplo: uma pessoa que é ofendida por outra pode se sentir culpada por ter agido de determinada forma, mesmo que saiba que não errou.

Essas emoções estão mais presentes na atualidade por causa do estilo de vida que as pessoas têm levado. O excesso de trabalho, sobrecarga de atividades e, sobretudo, informações, estão fazendo com que os pensamentos confusos predominem.

Porém, mesmo vivendo em meio a esse cenário, é possível — e fundamental — aprender a gerir as emoções para poder ser autor da própria história. Até porque, a mente humana é como uma aeronave que, se você não aprende como funcionam os instrumentos de navegação, não levanta voo.

Como se livrar dos sentimentos confusos?

Os sentimentos confusos devem ser criticados no momento em que eles aparecem. Ou seja, ao sentir algo diferente, é necessário se questionar por que aquilo está acontecendo e desaprovar o pensamento.

Quem é refém do passado e sempre se recorda de situações negativas, por exemplo, precisa dar um choque de lucidez nos pensamentos e duvidar de tudo o que o controla no silêncio da mente. Você não pode permitir que esses sentimentos tomem conta dos seus pensamentos.

O mesmo pode ser feito por quem se cobra demais, tem medos excessivos, sofre por antecipação, se culpa ou tem outro sentimento que não lhe dá sossego. A gestão da emoção pode ser aprendida e aplicada por todos que desejam levar a vida com mais liberdade e tranquilidade.

Quer se livrar dos seus sentimentos confusos e viver de maneira muito mais tranquila? Leia outros conteúdos semelhantes no blog da Gestão da Emoção!