Solidão — As Dificuldades De Enfrentar a Própria Companhia

Solidão — As Dificuldades De Enfrentar a Própria Companhia

Olá, meu querido amigo e minha querida amiga.

A solidão é um dos grandes medos do ser humano. Olhar para o lado e não ver um amigo ou familiar, para muitos, pode ser um pesadelo. Mas não pela saudade e, sim, pela dificuldade de enfrentar a própria companhia.

Quando você não tem ninguém por perto consegue ouvir melhor os próprios pensamentos e emoções. Nesse momento, será que a sua mente possui bons frutos a oferecer para você? Ou será que você precisa fazer uma limpeza dos pensamentos ruins para ter mais tranquilidade? Entenda mais neste artigo e aprenda a apreciar a solidão!


O que é a solidão e por que ela assusta a humanidade?

Os humanos são seres sociais por natureza. Portanto, querer ficar perto de quem gosta não é um desejo individual, mas coletivo, ou seja, algo que todos querem. Por conta disso, a solidão é algo que causa estranhamento.

Porém, sentir-se sozinho não ocorre apenas pela falta de uma companhia. Muitas pessoas não se sentem verdadeiramente conectadas com as outras, pois têm relações vazias, o que também é um tipo de solidão.

Por exemplo, pode ser que você esteja rodeado de pessoas, mas nenhuma delas seja capaz de te entender e criar um vínculo profundo com você. Sendo assim, as conversas são rasas e você não sente aproximação com o outro.

Há até quem se refugie nas redes sociais, onde as relações são mais superficiais, mas não substituem as reais. Desabafar com alguém que só conhece pela internet, por exemplo, não costuma ser o mesmo que olhar nos olhos de um amigo nem sentir-se abraçado por ele.

Nessas situações de solidão é quando acontece um dos maiores medos dos seres humanos: o encontro consigo mesmo.

Imagine o seguinte cenário: todas as pessoas que você ama foram viajar e você irá desfrutar da própria companhia por um mês. Isso te assusta ou conforta?

A primeira resposta é a mais comum, porque poucas pessoas foram criadas para apreciar sua própria companhia e conviver consigo mesma!

Mas está tudo bem, você não é o único que se sente assim e é possível, sim, reverter esse quadro e aproveitar os momentos de solidão para desenvolver o autoconhecimento.


Como enfrentar as dificuldades da solidão? A solução está em não se abandonar e se autoconhecer

Caso a sociedade abandone você, será suportável. Porém, se você se abandonar, a sua solidão será intolerável.

Lembre-se de que você é o seu maior amigo, independentemente da circunstância. Ninguém esteve ao seu lado em todos os momentos — inclusive os mais desafiadores —, a não ser você. Então, por que não aprender a apreciar essa grande companhia?

Nos momentos em que a solidão se fizer presente, aproveite para fazer uma viagem para dentro de você mesmo. Entre os questionamentos que você pode fazer estão:


  • o que sou?;

  • quem sou?;

  • como se formam os meus pensamentos?;

  • de onde chegam as ideias estúpidas?;

  • por que sofro por antecipação?


Certamente, após essas reflexões, você irá descobrir mais sobre o incrível ser humano que é, além de conseguir gerir melhor a sua mente. Esse é um momento de reflexão!

Quer saber mais sobre as jornadas de autoconhecimento? Confira outros artigos da Academia de Gestão da Emoção e entenda como se sentir sozinho não precisa ser um pesadelo em sua vida!