Técnicas para combater o estresse

Técnicas para combater o estresse


Aquela angústia que nos corrói por dentro, o coração palpitando, falta de ar, agitação mental que nos impede muitas vezes até mesmo de raciocinar direito... Quem nunca passou por um momento assim?

O estresse nada mais é do que uma resposta adaptativa do nosso organismo à alguma situação externa, e o problema acontece quando ele foge do controle e passa a governar nossas vidas.

Muito se fala em estresse nos dias atuais, e toda pessoa sabe do que se trata. Mas o que podemos fazer em relação a isso?

Exercícios para reduzir o stress consistem, em sua maioria, em aprender como controlar a resposta do seu corpo ao agente ou evento estressor. É aprender conscientemente a relaxar o corpo – e a mente – para viver melhor.

Você costuma utilizar alguma técnica de combate ao estresse no seu dia a dia?

Se sua resposta foi “não”, preste atenção! Deixar o estresse atuar desenfreadamente, traz prejuízos imensuráveis para sua saúde mental, emocional e até mesmo física! É preciso fazer algo a respeito, e a única pessoa que pode mudar essa situação é você.

Conheça aqui 5 técnicas ou práticas que podem te ajudar a lidar melhor com o estresse:

Mindfulness

Permitir-se viver o momento presente, deixando ir embora pensamentos sobre o passado ou o futuro, já que, afinal, a única coisa que existe é este momento, aqui e agora. A prática de mindfulness ou atenção plena, promove mudanças físicas, mentais e emocionais. A boa notícia: você pode fazer sozinho, e não custa nada! Existem diversos livros, vídeos e tutoriais sobre o assunto que podem te auxiliar a iniciar sua jornada nessa prática.

Yoga, Tai Chi e outras práticas corporais

Esse tipo de prática combina a meditação com o exercício físico, alongamento, e concentração no momento presente. São técnicas milenares que trazem benefícios diversos para a saúde física, mental e emocional. Muitas dessas atividades são, em sua essência, uma filosofia de vida que visa o bem estar e a plenitude. É importante procurar um instrutor de confiança para iniciar nas práticas.

Visualização guiada

É possível aliviar o stress através da visualização guiada com a construção de imagens mentais. A técnica consiste em imaginar a situação desejada, um lugar sereno, uma sensação tranquila e feliz, através da orientação guiada de um instrutor. Essa técnica tem sido utilizada em ambiente médico, e existem até mesmo relatos de pacientes com câncer que obtiveram melhora visualizando seu corpo sem as células afetadas (Guided Imagery Resource Center, in Rakal, 2013).

Respiração profunda

Vou te contar um segredo: há grandes chances de que você não saiba respirar direito! Na correria do dia a dia, acabamos não dando importância para uma das funções mais vitais do nosso organismo – a respiração. Tão importante quanto ter uma alimentação saudável e praticar exercícios, é respirar corretamente. Trazer simplesmente a sua atenção para esse ato, encher completamente os pulmões e esvaziá-los com consciência, pode fazer toda a diferença. Procure saber mais sobre estes exercícios de respiração e sinta a diferença!

Autoconhecimento

Por fim, mas não menos importante, “conhece-te a ti mesmo”. Muito do estresse que passamos, é causado por falta de autoconhecimento e autoconsciência. Tente compreender a fonte do incômodo: o que mais te incomoda? Por que isso te incomoda? Conhecendo a si mesmo, você pratica melhor a aceitação, e, principalmente, passa a respeitar mais os seus limites.

Algo te incomoda? MUDE! Mude de lugar, mude de postura, mude de relacionamento, mude sua alimentação, mude de emprego, mude de casa. E mude AGORA! Sabe por quê? Ninguém vai fazer isso por você.

Seja o autor da sua própria história, construa o futuro do jeito que você sonha. Esse futuro começa hoje!