Válvula de Escape — Conheça As Mais Comuns

Válvula de Escape — Conheça As Mais Comuns

Olá, meu querido amigo e minha querida amiga.

Você tem alguma válvula de escape? Caso não saiba, esse termo, que veio da mecânica, significa formas de se desestressar e se acalmar.

Sabe aquela atividade que você realiza para se alegrar, como conversar com amigos ou ouvir música? Ela é considerada uma forma de fugir um pouco da realidade.

Existem dois tipos de válvulas: as saudáveis e as negativas. Neste artigo, vou falar um pouco sobre cada uma delas e como você pode adotar as primeiras para ser mais feliz. Veja só!


Por que ter pelo menos uma válvula de escape é importante?

Na mecânica, a válvula de escape é uma peça que se abre automaticamente e permite a saída de fluidos, quando a pressão está alta. Dessa forma, o motor não explode nem é danificado, já que houve essa liberação dos líquidos.

A máquina humana, ou seja, o corpo humano, também precisa de algo semelhante. Para evitar “explosões”, picos de estresse e até o começo de uma tristeza profunda, precisamos encontrar uma forma de relaxar — pelo menos de vez em quando.

Então, não há nada de errado em você se divertir, ficar alguns minutos (e até horas) sem se preocupar com o trabalho e fazer uma atividade de que gosta.

São esses momentos que ajudam você a manter a mente em paz e, até mesmo, a trabalhar melhor, pois o estresse em excesso prejudica o raciocínio.


Quais são as formas mais comuns de escapar da realidade?

Infelizmente, algumas pessoas não drenam o estresse de maneira saudável. Nesses casos, a válvula de escape prejudica, em vez de ajudar. São exemplos disso: bebida alcoólica, tabagismo, jogos de azar, alimentação desregrada, etc.

Alguma vez você já comeu um doce apenas porque a semana tinha sido corrida ou a apatia estava dominando? Essa sensação de “merecimento” precisa de atenção, pois, em excesso, não faz bem.

Imagine que você coma um alimento que não seja saudável todas as noites, apenas porque seu dia foi estressante. Como já deve saber, alguns produtos que ingerimos, mesmo que sejam saborosos, podem prejudicar o organismo.

Então, quais são as válvulas que podem aliviar o estresse de maneira positiva? Há diversos exemplos, veja só:


  • meditar;

  • fazer exercícios físicos;

  • dar risadas com amigos;

  • ler;

  • cozinhar novos pratos;

  • escrever — pode ser o que está sentindo ou uma história;

  • assistir a filmes;

  • passear com a família;

  • etc.


Descobriu uma atividade que gosta de fazer e que pode trazer benefícios para a sua vida? Aproveite para incluí-la na sua rotina. Afinal, você também precisa ter tempo para relaxar!

Apesar de não ser uma válvula de escape, a gestão da emoção pode ajudar você a se conhecer mais e evitar situações de estresse. Conheça a Academia da Gestão da Emoção e viva melhor!